quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A utilização de recursos DAF/FAF pode melhorar a fluência da pessoa que tem gagueira :Software "Mais Fluência" .



Software MAIS FLUÊNCIA - 



Aviso Importante


Este programa de computador foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar no tratamento de alguns distúrbios da fala, mais especificamente a gagueira, utilizando recursos DAF/FAF (Delayed Auditory Feedback/Frequency Altered Feedback - Realimentação Auditiva com atraso/Realimentação com Frequência Alterada). A utilização de recursos DAF/FAF pode melhorar a fluência da pessoa que tem gagueira.
Como qualquer recurso de terapia, este programa deve ser utilizado sob orientação de um fonoaudiólogo de forma a assegurar a correta utilização e aumentar as probabilidades de melhorias.
Não há garantia de que este programa será útil para todos os indivíduos que gaguejam e ele não deve ser utilizado para substituir a terapia com um fonoaudiólogo. É somente uma ferramenta para monitoração da fala, cujos efeitos de realimentação podem ou não ajudar.
O autor deste programa e qualquer pessoa ou instituição associado a este não será responsabilizado pela má utilização do mesmo.
Software Mais Fluência Win DAF/FAF Software
Copyright (c) 2009 Henrique Confessor
Licença de Uso do Programa
Este programa é FREEWARE; Você pode usá-lo ou distribuí-lo livremente, sem custo nenhum.
Este programa é distribuído na esperança de que seja útil, mas SEM QUALQUER GARANTIA; seja garantia implícita comercial ou UTILIZAÇÃO PARA UM FIM ESPECÍFICO.

ALGUMAS DICAS


O software tem duas funções e para funcionar precisa de um microfone e um fone de ouvido (de preferência unilateral). O microfone capta a sua voz e o programa a modifica e devolve para o fone de ouvido.
A primeira função do Software Mais Fluência é o DAF (Delayed Auditory Feedback) que devolve a voz com um atraso de alguns milisegundos. Você pode testar atrasos maiores e menores e ver o efeito que esses atrasos têm na sua fala. Geralmente (mas não em todas as pessoas que gaguejam), nessas condições, há uma modificação da fluência. Em falantes fluentes, muitas vezes observamos uma piora da fluência, mas em falantes que gaguejam, o efeito é oposto.
Além do DAF, o Software Mais Fluência também permite o efeito FAF (Frequency Altered Feedback) que é a alteração da frequência da sua fala (para mais aguda ou mais grave).
Quando utilizamos esses recursos temos o chamado efeito "coro", como se você estivesse falando junto com alguém (em uníssono). Novamente, sob essas condições temos uma melhora significativa da fluência.
O DAF e o FAF podem ser utilizados isoladamente ou associados.
É muito importante lembrar que se você testar o DAF/FAF enquanto estiver falando sozinho, provavelmente não haverá mudança - pois muitas pessoas não gaguejam quando falam nessas condições. A fala espontânea costuma ser a mais prejudicada, portanto, procure testar conversando com seus amigos e familiares e até mesmo falando ao telefone.
Outro ponto importante é que, pare ter o efeito desejado, é importante prestar atenção no retorno auditivo e na modificação da sua fala.
Você pode ler mais sobre esses efeitos no link abaixo:
Encaminhem os seus comentários, dúvidas e sugestões!

Ficha Cadastral / Faça o download gratuitamente NO SITE ABAIXO.

Um comentário:

  1. boa noite não estou conseguindo encontrar o programa para baixar.

    lucila maria- fonoaudióloga
    lucila_fono@yahoo.com.br

    ResponderExcluir